Quem Somos

reafro logotipoA Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) é uma entidade sem fins lucrativos que busca a promoção social e econômica de micro e pequenas empresas administradas por negros e negras no país.

A entidade possui representação em 12 estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul. Somente no estado, segundo o Sebrae, são mais de 85 mil afroempreendedores. Em todo o país, a Reafro projeta alcançar um milhão de associados em três anos, considerando que 52% dos empreendedores brasileiros são negros.

Os objetivos da Rede são fomentar oportunidades de negócios, estimular a cooperação e a participação solidária entre os empreendedores negr@s, articular integrantes das diferentes cadeias produtivas e ser uma representação organizada frente às instituições públicas e privada. Além disso, propõe-se a desenvolver projetos e parcerias para operacionalizar crédito e financiamento para micro e pequenos empreendedores afro-brasileiros.

A Reafro foi criada em dezembro de 2015 durante um encontro em São Paulo do qual participaram mais de 250 empreendedores de diferentes estados do Brasil. No evento, foi aprovado o estatuto da Rede e eleita a primeira diretoria, presidida pela empresária carioca Ruth Pinheiro.